Fernanda Torres se desculpou por ter feito blackface —quando uma pessoa branca pinta seu rosto e corpo de preto— em um esquete de "Sexo Oposto", série do programa Fantásticodesenho de um boi fácil, exibida há quase duas décadas.
O clipe voltou a circular nas redes sociais, o que levou a revista especializada em Hollywood Deadline a questioná-la sobre o humorístico.
Jogue a partir de 1 real - Deposite e entre na diversão"Há quase 20 anos apareci com blackface em um esquete de comédia de um programa de TV brasileiro. Estou muito arrependida por isso. Estou fazendo esta declaração porque é importante para mim abordar isso rapidamente e evitar mais dor e confusão", afirma Torres à revista.
tiger fortuneNo esquete, Torres vive dois papéis –Solange, uma dona de casa, e Dalva, sua funcionária doméstica negra. A atriz usou maquiagem para escurecer seu tom de pele.
"Naquela época, apesar dos esforços dos movimentos e organizações negras, a conscientização sobre a história racista e o simbolismo do blackface ainda não havia entrado na consciência pública dominante no Brasil. Graças a uma melhor compreensão cultural e a conquistas importantes, mas incompletas, neste século, está claro agora em nosso país e em todo lugar que o blackface nunca é aceitável".
Não perca sua oferta exclusiva da SportingBet. Crédito bônus e melhor rollover do Brasil. O melhor das competições brasileiras e mundiais esperam por você só na Sportingbet! Ganhe Bônus de Até R$1000. Seguro. Regulamentado. Protegido. 24/7. SportingBet é Confiável."Esta é uma conversa importante que devemos continuar a ter uns com os outros para evitar a normalização de práticas racistas, tanto no passado quanto no presente", afirma ainda na nota. "Como artista e cidadã global, e com meu coração aberto, sigo atenta e comprometida com a busca das mudanças vitais necessárias para viver em um mundo livre de desigualdade e racismo."
jogo do tigreTorres teve uma maior projeção internacional ao longo dos últimos mesesdesenho de um boi fácil, após ter conquistado um Globo de Ouro e ter sido indicada ao Oscar de melhor atriz por sua performance em "Ainda Estou Aqui".