Um grupo de pesquisa da FGV (Fundação Getulio Vargas) na área tributária entregou proposta para alterar a minuta da portaria que regulamentará uma das modalidades do PTI (Programa de Transação Integral).jogo.do.tigrinho
A minuta do texto sobre a primeira fase da transação individual na cobrança de créditos judicializados de alto impacto econômico está em consulta pública até esta sexta-feira (31) no site da PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).
As sugestões tratam de dispositivos apontados pelo grupo como restritivos à adesão dos contribuintes, como o prazo de apresentação de proposta de apenas dois meses (março e abril), a exigência de que as dívidas estejam integralmente garantidas ou suspensas por decisão judicial e a impossibilidade de uso de prejuízo fiscal relativo ao IRPJ e da base de cálculo negativa da CSLL.
As propostas foram apresentadas por Andréa Mascitto, professora da FGV Direito SP e coordenadora executiva do grupo de pesquisa da fundação sobre Métodos Adequados de Resolução de Disputa em Matéria Tributária. Ela também é sócia do Pinheiro Neto Advogados, escritório que ainda irá apresentar sugestões dentro da consulta.
A minuta diz que a transação deverá observar o Potencial Razoável de Recuperação do Crédito Judicializado, com base em cinco critérios: 1) grau de indeterminação do resultado das ações judiciais; 2) temporalidade da discussão; 3) tempo de suspensão de exigibilidade por decisão judicial; 4) perspectiva de êxito das estratégias judiciais; e 5) custo da demanda e da cobrança.
A tributarista afirma que o texto mostra uma inclinação da PGFN de atribuir maior peso ao primeiro critério, em relação ao qual há dúvidas. Por exemplo, como tratar discussões individualizadas que ainda não chegaram aos tribunais superiores.
Outra questão é o peso que será dado a cada um desses critérios. Um sistema de pontos, afirma a advogada, garantiria isonomia no tratamento dos contribuintes.
As propostas de negociação devem ser apresentadas de 3 de março a 30 de abril, prazo inferior ao dos três editais que tratam de outra modalidade do PTI —a transação no contencioso tributário de relevante e disseminada controvérsia jurídica e de alto impacto econômico—, que vai de janeiro a junho.
"Essa transação não precisaria ter um prazo, não é um edital. Pode ser uma coisa perene", diz a tributarista.
FolhaJusHá também sugestões relativas à redução de honorários de sucumbência, possibilidade de recurso contra indeferimento de proposta e corresponsabilidade pelas dívidas.
Ela afirma que a iniciativa do governo de colocar a minuta em consulta pública permite a apresentação de sugestões que contribuam para aprimorar esse instrumento de negociação e aumentar o interesse pelo programa. "A ideia de se transacionar ações de alto impacto econômico de empresas, independentemente da sua capacidade de pagamento, é fantástica, porque você tem potencial para trazer arrecadação rápida, não custosa para o governo", afirma Mascitto.
"A consulta pública também é salutar. A sociedade civil como um todo deveria prestar atenção a isso e trazer sugestões."
jogo do tigreLINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/que-imposto-e-esse/2025/01/grupo-de-pesquisa-da-fgv-sugere-reduzir-travas-a-nova-transacao-tributaria.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Avião com 64 pessoas a bordo se choca com helicóptero do Exército dos EUA em WashingtonAcidente é investigado por autoridades; Donald Trump afirmou que acompanha desdobramentos
30.jan.2025 à 0h45Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
CasaFolha estreia curso de lenda do triatlo mundial com dicas para esportistasAulas de Fernanda Keller estão disponíveis a partir desta quinta (30) na plataforma de streaming
29.jan.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante Período de Transição! Vem Para ZA9BET™, Regulada Pelo Governo Para Operar Durante Período de Transição! Aposta Personalizada. Atendimento ao Cliente. Promoções Regulares. SBC Operador do Ano. 50 escolas mais vulneráveis de SP terão gestão privada, diz secretário de NunesÀ frente da Educação municipal, Fernando Padula diz que prefeito foi eleito com esse compromisso e que irá entregá-lo até o fim do mandato
30.jan.2025 à 0h01 jogo do tigreCopyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
A Folha integra oO jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
100% seguro | ZA9BET Jogue Cassino | Saque Via Pix Rápido OkPor favor, tente mais tarde!
Ok