O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trumpbug fortune tiger, tomará posse nesta segunda-feira (20) junto seu vice, J.D. Vance.
O evento costuma acontecer ao ar livre. Mas a previsão de frio extremo, com temperaturas de -4ºC a -13ºC, fez Trump anunciar a mudança do local do evento para a Rotunda do Capitólio nesta sexta (17).
Com isso, o público não poderá acompanhar o ato pessoalmente. Em vez disso, o Capital One Arena —espaço em Washington onde ele deve fazer seu último comício, no domingo (19), com capacidade para 20 mil pessoas— estará aberto para o público e transmitirá a posse ao vivo em telões.
Outros planos alternativos devem ser anunciados ao longo do fim de semana, já que mais de 250 mil pessoas haviam comprado ingressos para assistir à posse em áreas próximas à sede do Congresso.
A cerimônia de investidura em si é, no entanto, só uma de muitos eventos que acontecem na data. Veja abaixo o cronograma.
Serviço na Igreja St. John
De acordo com a tradição, o dia começa com um tradicional serviço da Igreja Episcopal de St. John, a poucos metros da Casa Branca.
Chá na Casa BrancaTrump é recebido pelo atual presidente, Joe Biden, para tomar um chá na Casa Branca antes da cerimônia.
Juramento e cerimônia de posseA cerimônia começa às 9h30 do horário local (11h30 em Brasília) com apresentações musicais —a tradicional performance do hino americano ficou a cargo da estrela country Carrie Underwood.
Às 11h30 (13h30 em Brasília), as declarações iniciais são feitas. A Constituição prevê que a passagem de poder dos líderes incumbentes para os eleitos ocorra a partir de 12h (14h em Brasília).
Depósitos relâmpagos via pix - Deposite, jogue e divirta-seFaça sua aposta no Brasileirão — Duplicamos o seu depósito até R$1000. Clique, aposte em jogos do Brasileirão e ganhe bônusVance é o primeiro a fazer o juramento. Em seguida, é a vez de Trump, conduzido pelo presidente da Suprema Corte, John Roberts. É nesse momento que ele recita: "Eu juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos EUA e, da melhor forma possível, preservarei, protegerei e defenderei a Constituição americana".
Os republicanos afirmaram que pretendem utilizar suas próprias Bíblias para fazer o juramento. O exemplar de Vance pertenceu à sua bisavó e foi dado a ele de presente por sua mãe.
Já Trump manuseia duas Bíblias na cerimônia. Uma que ele ganhou da mãe em 1955 e que tem seu nome gravado na capa. E, no juramento de fato, a Bíblia usada pelo 16º presidente americano, Abraham Lincoln, em sua cerimônia de posse, em 1861.
O exemplar encadernado em veludo que é parte da coleção da Biblioteca do Congresso dos EUA só foi utilizada em outras duas ocasiões. Em 2017, pelo próprio Trump, na primeira vez em que assumiu o poder; e em 2009 e 2013, por Barack Obama, em ambas as suas investiduras.
Em 2021, o momento foi acompanhado por pouco mais de mil pessoas devido às restrições da pandemia de Covid-19.
Neste anobug fortune tiger, a expectativa é de que o número de presentes seja limitado devido às limitações da Rotunda. Entre eles, devem estar congressistas, outros chefes de Estado e convidados notáveis.