O risco de incêndio na amazônia é maior em regiões onde o armazenamento de água subterrânea está comprometido, principalmente se o El Niño estiver agravando a seca. Usando imagens de satélite e dados de queimadasjogo bet tigre, pesquisadores conseguiram demonstrar a relação entre o fenômeno climático e a propensão ao fogo, criando uma ferramenta que poderá, no futuro, auxiliar em ações preventivas.
Planeta em TranseOs resultados do estudo, com base em informações de 2004 a 2016, revelam uma diminuição nas condições de umidade em três níveis —do solo superficial, da zona das raízes das árvores e das águas subterrâneas, sendo este último o que apresenta maior severidade de aridez. São esses "reservatórios" que demoram mais para se recuperar quando afetados por secas consecutivas e extremas decorrentes do El Niño, um dos fenômenos climáticos de maior impacto na Terra.
Nas últimas décadas, incêndios florestais provocados pelo homem alteraram significativamente a dinâmica da vegetação na região amazônica. Essas atividades humanas são consideradas "ignições" para o fogo na floresta tropical, sendo que a escalada das queimadas está ligada às condições climáticas.
tiger fortune Incêndio florestal na área do PAE (Projeto de Assentamento Agroextrativista) Terra Nova, ao longo do ramal do Rancho, na região de planalto entre Santarém e Uruará, no Pará - Lalo de Almeida - 19.nov.24/FolhapressSomente em 2024, o total de focos de incêndio registrado de janeiro a 20 de novembro na amazônia é o maior desde 2010 —foram 132.211 em pouco menos de 11 meses, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
jogo do tigreCom uma metodologia diferente da usada pelo Inpe, o Lasa (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais), da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), alerta que já foram queimados cerca de 128 mil km2 do bioma neste ano, o que corresponde ao território da Inglaterra.
"Resolvemos investigar o impacto da seca meteorológica e hidrológica dos incêndios na Amazônia com atenção no papel das águas subterrâneas e eventos do El Niño dentro do projeto Sacre, que tem foco maior em áreas urbanas, mas também olha para zonas rurais e florestas. E conseguimos demonstrar a relação", comemora o professor Bruno Conicelli, do Instituto de Geociências da USP (Universidade de São Paulo), autor correspondente da pesquisa.
Depósitos relâmpagos via pix - Deposite, jogue e divirta-sePublicado na revista Science of the Total Environment, o artigo tem como coautor o pesquisador Ricardo Hirata, coordenador do "Sacre: Soluções Integradas de Água para Cidades Resilientes". Um dos maiores projetos de pesquisa aplicada em recursos hídricos no Brasil, o Sacre tem como tema central as águas subterrâneas e o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de cidades e do campo em crises associadas às mudanças climáticas globais. Recebe apoio da Fapesp por meio de um projeto temático.
Faça sua aposta no Brasileirão — Duplicamos o seu depósito até R$1000. Clique, aposte em jogos do Brasileirão e ganhe bônus Base de dadosPara a caracterização da seca hidrológica, os pesquisadores utilizaram informações de satélite da missão Grace, sigla em inglês para Gravity Recovery and Climate Experiment, que permite detectar o armazenamento de água terrestre integrando umidade do solo, água superficial e a subterrânea.
Cruzaram com dados sobre a gravidade da seca em cada local analisado. Com isso, conseguiram identificar áreas com menor concentração de umidade no nordeste da bacia amazônicajogo bet tigre, além de uma diminuição da umidade em direção ao leste.