Arquitetos da lei de IA (inteligência artificial) da UE pediram a Bruxelas a interrupção de movimentos "perigosos" que visam enfraquecer as regras e poupariam grandes grupos tecnológicos dos Estados Unidoscomo transferir dinheiro do fortune tiger, como OpenAI e Google, de questões fundamentais da lei.
A Comissão Europeia, braço executivo do bloco, está realizando discussões que poderiam tirar o caráter compulsório de algumas partes da lei e transformá-las em voluntárias. Isso inclui disposições projetadas para forçar empresas de IA a garantir que modelos de ponta não produzam conteúdo violento e falso ou sejam usados em interferência eleitoral.
O movimento segue intensa pressão de Donald Trump e big techs, que desafiam os esforços europeus para regular o desenvolvimento de IA.
Não perca sua oferta exclusiva da SportingBet. Crédito bônus e melhor rollover do Brasil. Compeonatos, jogos ao vivo, estatísticas e muito mais só na SportingBet. Faça seu bet! 24/7.Atender a tais demandas é "perigoso, antidemocrático e cria incerteza jurídica", diz uma carta de vários membros proeminentes do parlamento europeu envolvidos na regulação de IA endereçada ao chefe digital da comissão, Henna Virkkunen, .
Eles escreveram: "Se os provedores dos modelos de IA de propósito geral mais impactantes adotassem posições políticas mais extremas, implementassem políticas que minassem a confiabilidade dos modelos, facilitassem a interferência estrangeira ou manipulação eleitoral, contribuíssem para a discriminação, restringissem a liberdade de informação ou disseminassem conteúdo ilegal, as consequências poderiam profundamente perturbar a economia e a democracia da Europa."
tiger jogoOs signatários da carta incluem a maioria dos eurodeputados que negociaram a Lei de IA e Carme Artigas, ex-ministra espanhola para digitalização e IA que liderou as negociações em nome dos estados membros da UE quando a versão final da lei foi aprovada em dezembro de 2023.
jogo tigrinhoA Lei de IA da UE classifica a tecnologia em três categorias com base no risco que representa para a saúde e segurança humanas. Quanto maior a categoria de risco, maiores são os requisitos de relatório. Modelos de IA poderosos também enfrentam obrigações extras, como a obrigatoriedade de transparência sobre como os modelos são treinados.
O debate atual gira em torno da elaboração de um "código de prática" que fornecerá orientação às empresas de IA sobre como implementar a lei que se aplica a modelos de IA poderosos, como o Gemini do Google, o Llama da Meta e o GPT-4 da OpenAI.
O código de prática está sendo elaborado por um grupo de especialistas, incluindo o vencedor do prêmio Turing, Yoshua Bengio. Uma versão final está prevista para ser adotada pela comissão em maio. Os especialistas tentaram encontrar um equilíbrio delicado entre garantir que a lei tenha força enquanto também garantem que as empresas de IA a adotem, dizem pessoas com conhecimento do projeto.
Bruxelas enfrentou intensa pressão dos EUA sobre a Lei de IA. Joel Kaplan, chefe de assuntos globais da Meta, alertou em uma audiência em Bruxelas em fevereiro que o código de prática imporia "requisitos impraticáveis e tecnicamente inviáveis".
Leia tambémProdutores de histórias em quadrinhos do Reino Unido formam associação contra imitação por IA Pesquisadores brasileiros especializados em IA têm vistos americanos negados Chinesa DeepSeek atualiza modelo de IA e intensifica rivalidade com OpenAI
A Meta também afirmou que não pode levar modelos de linguagem multimodal e seu mais recente assistente de IA à UE devido às regras de privacidade do bloco. Outras empresas de tecnologia dos EUA, como o Google, bem como grupos europeus, incluindo Spotify e Ericsson, também foram críticos em relação às normas sobre IA.
Enquanto isso, o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, usou um discurso na Cúpula de IA da França em Paris no mês passado para criticar a "regulamentação excessiva de IA" e alertou que "a IA deve permanecer livre de viés ideológico".
A nova comissão, que iniciou seu mandato atual em dezembro, deixou claro que quer focar mais em atrair investimentos em IA e anunciou que retiraria uma diretiva de responsabilidade de IA como parte de um esforço mais amplo de desregulamentação.
fortunetigerNo evento Ambições de IA da Europa do Financial Times na terça-feira (25), Virkkunen disse que é importante que o código de prática "ajude indústrias, partes interessadas e PMEs, realmente fornecendo diretrizes, não estabelecendo mais obstáculos ou obrigações".
Ao mesmo tempo, ela enfatizou que a comissão continua comprometida com seus princípios. "Queremos garantir que a Europa tenha um ambiente justo, seguro e democrático também quando se trata do mundo digital."
ZA9BET.Bet Aposta Online - Tem cashback direto na ZA9BETbenefício do assinante
fortunetigerVocê tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Europa inteligência artificial Tecnologia União Europeia Vídeos sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/tec/2025/03/legisladores-da-ue-alertam-contra-movimentos-perigosos-que-podem-enfraquecer-regras-de-ia.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu emailRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Fux abre caminho para questionar delação de Cid e rever penas do 8 de janeiro no STFMinistro citou julgamento sob 039;violenta emoção039; após ataques e criticou vaivém nas declarações do ex-auxiliar de Bolsonaro
26.mar.2025 às 23h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
CasaFolha terá cursos com Helena Rizzo, chef do Maní, e Aline Wolff, psicóloga da Rebeca AndradeEm abril, plataforma incluirá aulas exclusivas sobre gastronomia e equilíbrio emocional
27.mar.2025 às 4h01 fortune tigerRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Veja quem deve entregar o Imposto de Renda 2025 já e quem deve esperar a pré-preenchida completaReceita promete liberar todos os dados pré-preenchidos a partir de terça (1º)
26.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok